terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dentro de um simulador

A via de acesso para o simulador que visitei era uma ponte de metal sobre um vão de 6 metros que ligava a “terra” a uma caixa grande e branca sem janelas, montada sobre uma enorme plataforma móvel. O dispositivo parecia um módulo lunar ou uma aranha gigante.

Ao entrar no simulador, você se sente como se estivesse na cabina do piloto de um avião de verdade. Há mostradores, indicadores luminosos, sensores, comutadores e alavancas dispostos como na aeronave para a qual foram projetados. Terry Bansept, meu guia e técnico em simuladores de vôo, comentou que grande parte dos painéis e dos instrumentos são peças tiradas de aeronaves.

Hoje em dia, segundo Terry, os simuladores são feitos em tamanho natural, totalmente funcionais, cópias exatas de cabinas de piloto de vários modelos de aeronaves. Com o aumento do uso da simulação de vôo, a indústria da aviação foi se conscientizando de que eles são muito úteis para um treinamento mais qualificado. Não só ensinam os pilotos a voar, como também os treinam nos procedimentos de emergência.

Quando treinam em um simulador que atinge certos padrões de qualidade, os pilotos podem até registrar as horas de “vôo”, como se tivessem pilotado um avião. Dependendo da situação, quase todo o treinamento do piloto pode ser feito em um simulador.

Nenhum comentário: