terça-feira, 10 de agosto de 2010

O burro de carga voador

Do correspondente de Despertai! na África do Sul

“VIAJÁVAMOS de helicóptero já por umas duas horas. De repente as rotações do motor passaram a perder velocidade — o primeiro sinal de problemas no motor. Comecei imediatamente a subir, usando as rotações que restavam para ganhar o máximo possível de altitude antes de o motor parar. Quando atingimos o ponto máximo, a caixa da embreagem se estraçalhou, espalhando fragmentos para fora da aeronave.

“Imediatamente fiz o helicóptero descer de modo abrupto, mantendo a velocidade de avanço constante em torno de 90 quilômetros por hora. Eu já havia examinado o terreno, e agora nos dirigíamos para uma pequena clareira que podíamos alcançar facilmente planando.

“Inclinei a frente da aeronave ligeiramente para cima a 15 metros do nível do solo para reduzir sua velocidade, e então pousamos, derrapando até parar a cerca de 1,5 metro da margem de um donga [leito seco de rio].”

Tudo isso mal levou um minuto. É verdade que alguns helicópteros caem nos estágios finais do pouso de emergência, mas, como se vê nesse caso real, nem tudo está perdido caso o motor deixe de funcionar. Esse piloto realizou com êxito uma planagem usando auto-rotação — praticada muitas vezes nos treinamentos exatamente para emergências como essa.

No entanto, por mais seguro e versátil que o helicóptero seja, muitos nunca andaram num. Talvez você mesmo não se sinta inclinado a voar num helicóptero. Mas pode ser que se interesse em aprender sobre essas incomuns máquinas voadoras.

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