segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cinco Compartimentos Principais




Chega de algarismos. Vamos dar uma espiadela lá dentro e ver quais são algumas das características especiais deste grande avião. Daí, poderemos decidir melhor se desejamos voar nele. Tem sido descrito pelo seu fabricante como um avião que acabará com a era do “tubo voador” e dará início à era da “sala de estar voadora”. A grande fuselagem estará dividida em cinco compartimentos principais, ao invés de um ou dois compartimentos dos jatos atuais. Ao invés de um corredor que passa pelo centro da cabina, haverá dois corredores que se estendem por toda a cabina. Tais corredores serão entrecruzados por cinco passagens que terminam em cinco portas duplas em cada lado da cabina. Incidentemente, estas portas duplas terão mais de um metro e oitenta de altura — um alívio para muitos viajantes aéreos mais altos.

Outra característica especial do 747 será uma sala de estar situada atrás da cabina de vôo ou cabina do piloto. A cabina de vôo em si estará situada acima da cabina principal, e o piloto estará sentado a quase 9 metros acima do campo. Incorporados à cabina de vôo se acham compartimentos maiores para a tripulação, bem como espaço para equipamento de vôo mais intrincado. Daí, bem atrás da cabina de vôo se encontrará a sala de estar da primeira classe, no andar superior.

A pessoa se admira da espécie de motor que poderia fazer com que este enorme avião levante vôo. Foram criados novos motores especiais de turbina para o 747, cada um tendo 43.500 libras de empuxo. Tais turbinas não só são maiores e mais potentes, mas também são menos ruidosas e mais eficientes que os atuais motores a jato. Para lhe dar uma idéia do tamanho delas, a entrada de ar em frente de cada uma destas turbinas tem cerca de 2 metros e meio de diâmetro.

Nenhum comentário: