segunda-feira, 24 de maio de 2010

Viajar na Papuásia-Nova Guiné

Aqui na Papuásia-Nova Guiné, a viagem aérea é amiúde o único meio de “chegar lá” num tempo razoável. As cidades costeiras podem ser atingidas de navio, naturalmente. Mas, depois de ali chegar, não há provisões para o serviço regular de passageiros para outros lugares do país. A única “rodovia” consiste principalmente nos 320 quilômetros de estrada não pavimentada da costa para o interior. Entretanto, viajar por ela não constitui viagem de recreio em tempo algum do ano!

O que torna tão difícil a viagem por terra é um obstáculo montanhoso — uma cadeia de montanhas com picos que atingem até 4.500 metros de altitude e que corre como enorme espinha dorsal por toda a ilha principal, de leste a oeste. Das montanhas elevadas, alcantiladas, até as praias alinhadas de palmeiras, passa-se por uma série espetacular de vales selvagens, mas incrivelmente lindos, borbulhantes cascatas, florestas tropicais e potentes rios que serpenteiam por amplos pantanais. O avião é a única forma prática de transpor tais obstáculos. Assim, a pergunta: “Fará de avião a sua próxima viagem?” parece ter apenas uma resposta, se desejar ir a qualquer parte neste mundo.

Aqui, há muito se reconhece a vantagem de voar. Já em 1927, foi introduzido um serviço aéreo regular entre Wau, no interior, e Lae, na costa. Isto servia aos campos auríferos. Em apenas um mês, em 1931, carga que, segundo relatado, pesava 581 toneladas, foi transportada para Wau.

O avião tem sido, assim, tremendo fator no desenvolvimento de Papuásia-Nova Guiné. A maioria das pessoas aqui são melanésios, cujos ancestrais talvez tenham vindo em diferentes ondas migratórias do Arquipélago Malaio. Por causa das barreiras naturais, tais grupos há muito foram impedidos de misturar-se uns com os outros, e, assim permaneceram comparativamente isolados. No entanto com a introdução do avião, rompeu-se seu isolamento, e compreenderam que era então possível dar uma espiada “no outro lado da colina”. Aceitaram plenamente este novo modo de viajar.

Nenhum comentário: