sábado, 29 de maio de 2010

Vencer os Perigos do Vôo Visual

Voar VFR só é possível quando a visibilidade é satisfatória. O que dizer, então, quando o tempo fica ruim? O piloto poderá fazer o avião descer gradualmente e ficar abaixo das nuvens. Isto exige real disciplina e cautela por parte do piloto. Poderia ser melhor retornar e aterrissar num campo de pouso alternativo. Caso decida prosseguir vôo, poderá enfrentar maiores problemas, uma vez que o rádio e o equipamento de navegação do avião geralmente perdem a eficácia em baixas altitudes.

Caso seja impossível voar baixo, o piloto pode, rapidamente, obter ajuda do controle de tráfego aéreo. Primeiro, porém, talvez tenha de subir até uma altitude mais segura. Voar entre as nuvens pode confundir um piloto não treinado a voar por instrumentos. Por conseguinte, ele tem de manter a calma e concentrar-se nas coisas mais importantes. Ele deve ganhar altitude em linha reta, na velocidade e no ângulo corretos; logo o contato pelo rádio e pelos instrumentos de navegação será restabelecido. O avião pode então ser identificado pelo radar, e receber ajuda para pousar num aeroporto apropriado.

Existem outros perigos durante o vôo visual não-assistido. Voar em áreas cujo tráfego denso não é controlado exige constante atenção, em todas as direções. As colisões em tais áreas tornaram-se mais numerosas devido ao crescente tráfego e a maiores velocidades. Erros de navegação e fortes ventos de proa podem resultar em escassez de combustível.

A maioria destes problemas, porém, são evitados pelo planejamento cuidadoso. Um bom piloto verificará sua posição a cada 15 ou 20 minutos, e fará os ajustes necessários. Caso não consiga determinar sua posição, poderá entrar em contato com o controle de tráfego aéreo. Dali, sua posição pode ser detectada por radar ou por se localizar sua transmissão de rádio. Caso isto falhe, poderá dirigir-se a um grande lago, a um rio, ou a outro local de fácil identificação. (Um piloto não perito talvez tente voar em círculos para achar um marco terrestre não localizado. Isto geralmente é inútil e consome combustível vital.)

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