segunda-feira, 24 de maio de 2010

Negligência e Erro Humano

A negligência dos pilotos é, usualmente, a causa dos acidentes aéreos. Várias mortes recentes, por exemplo, foram causadas por pilotos que, restringidos às regras de vôo visual, mesmo assim voaram em condições de tempo em que a visão era limitada. Como resultado, caíram.

Naturalmente, os jatos podem usualmente ascender a uma altura segura e, desimpedidos, continuar seguindo para seu destino. No entanto, o tempo ruim, junto com as montanhas escarpadas, são um problema agudo para as aeronaves de pistão nesta área. Os pilotos sábios que pilotam tais aviões não se arriscam. Talvez tentem uma rota alternativa, quando possível, ou permanecem em terra até que as condições melhorem.

Certo dia, um passageiro queria voar para uma clareira na selva que só tinha um local de pouso para helicópteros. Localizava-se em uma das partes mais escarpadas do país. O passageiro entrou em contato com o piloto do helicóptero e fez arranjos para o vôo. “Quando partimos?” — perguntou.

“Oh, logo, acho eu!”, foi a resposta. “Como vê, há algumas nuvens por perto; não que elas me preocupem, pois posso contorná-las. Naturalmente, há estas montanhas aqui, mas elas não me preocupam tampouco, visto que posso manter-me longe delas.”

O passageiro o fitou, enquanto o piloto continuava: “Mas, há aquelas nuvens e aquelas montanhas ali. Não me preocupam de jeito nenhum, porque, nesse caso, eu simplesmente não levanto vôo!” E não voaram durante três dias. Quando o tempo por fim melhorou, o passageiro foi levado com segurança a seu destino.

Quem pode contar a história é o piloto que não assume riscos desnecessários! O erro dos pilotos foi, segundo relatado, a causa de todos os acidentes fatais na Papuásia-Nova Guiné em 1970.

Nenhum comentário: