sábado, 29 de maio de 2010

Voar Entre Nuvens de Tempestade

Voar entre nuvens de tempestade (cúmulos-nimbos) envolve ainda outro perigo em potencial. Alguns aviões pequenos, bem como grandes aeronaves comerciais, foram gravemente danificados em tais nuvens. Neste caso, a grande ameaça não é de relâmpagos, e sim a possibilidade de deparar-se com ventos de tremenda força e, às vezes, com granizos do tamanho dum punho cerrado. Geralmente o piloto consegue identificar tais nuvens e evitá-las. No entanto, se não houver outro meio de enfrentar, voando em segurança, tais condições, qual é a solução? Um piloto sábio conhece o adágio — nunca tente enfrentar o mau tempo. Não levante vôo.

Estes são alguns dos riscos de se pilotar pequenos aviões particulares. E, para ser honesto, não se pode pilotar um avião particular sem correr nenhum risco. Mas, não se dá o mesmo com todos os meios de transporte? Um avião particular devidamente equipado e pilotado, contudo, é comparativamente seguro e conveniente. Assim, se voar como passageiro, certifique-se de que o piloto não só seja habilitado, mas também sábio e confiável, alguém que tenha respeito pela vida.

Por estar cônscio das medidas de segurança, continuo a voar. Como piloto, sempre pergunto a mim mesmo se existe mais alguma coisa que possa fazer, no sentido de segurança, e se planejei suficientes medidas alternativas, caso aconteça algo. Ser responsável pela vida de outros é um assunto sério. Assim sendo, voar nunca deve ser uma aventura descabida. Deve ser feito apenas para o benefício e o prazer da pessoa. E, acima de tudo, deve ser feito com segurança! — Contribuído.

Nenhum comentário: