segunda-feira, 24 de maio de 2010

Maior Conforto Para os Passageiros




“Mas”, talvez pergunte, “o que todas estas características especiais significam para mim, se eu hei de viajar nesse ‘Jumbo’ Jato?” Bem, o fabricante e as linhas aéreas lhe prometem nova era de conforto para o passageiro individual no 747. Já sentiu a sensação de ser uma “sardinha em lata” ao viajar em um dos jatos atuais? A promessa é que, no “Jumbo” Jato, isto desaparecerá, até mesmo na classe econômica. Aqui haverá nove poltronas lado a lado, separadas por dois corredores. Mas, serão pelo menos 10 por cento mais largas do que as poltronas na classe econômica das atuais linhas a jato. E já foi espremido na poltrona central da fileira de três poltronas? Bem, no 747 só haverá uma fileira de três poltronas em um dos lados da aeronave. E a poltrona do meio não terá de ser vendida senão quando o avião estiver 90 por cento lotado. A esperança de mais espaço útil certamente soa convidativa para muitos viajantes.

Haverá mais espaço para o passageiro andar pelo 747, também, com dois corredores que percorram toda a cabina e então as cinco passagens que cruzam a cabina em cada conjunto de portas. Tais passagens e arranjos de portas tornam possível dividir-se a cabina em cinco sessões semelhantes a salas, com galerias e lavatórios distribuídos por toda a cabina. Isto deve facilitar o serviço mais eficiente aos passageiros a bordo.

Notará, também, que o 747 tem paredes quase verticais e teto alto e achatado na classe turista ou econômica. E, nesse caso, também, o viajante mais alto se sentirá especialmente abençoado. Tudo isto, naturalmente, dá a sensação de espaço que não era possível nos jatos anteriores.

Mas, o que dizer da primeira classe? Bem, o viajante da primeira classe gozará de ainda maior conforto, pois encontrará ali poltronas extra-grandes na seção dianteira da aeronave, feitas para se gozar o luxo. E, visto que a cabina de vôo está situada acima, a primeira classe vai bem até o nariz do avião, permitindo a alguns passageiros ter uma visão como a do “olho do piloto”. Daí, há a sala de estar situada nessa parte superior, atrás da cabina de vôo, para a conveniência e descontração dos passageiros de primeira classe. Chega-se a ela por meio de uma escada circular no centro da seção de primeira classe. A própria sala de estar pode conter cerca de quinze passageiros, tanto em sofás simples como duplos.

Visto que nem todos conseguirão um lugar junto a janela para ver a terra embaixo, a diversão dos passageiros se tornou importante questão no aperfeiçoamento do 747. Certa linha aérea já conseguiu aperfeiçoar novo sistema de diversão que fornecerá dez canais de diversão auditiva, indo de sugestões de viagem ou lições de francês e alemão até música estereofônica, com valsas de Strauss ou algo com um ritmo mais moderno. Em adição, haverá seis telas de cinema separadas, habilitando todos os passageiros a obter diversão tanto visual como auditiva.

“Ah”, diz o leitor, “tudo isso me soa muito bom, mas tenho mais uma pergunta. Quando chegar ao meu destino, será que minha mala estará lá?” Este parece ser um problema que aflige muitos viajantes aéreos, mas o 747 realmente promete mais rápido cuidado da bagagem. Cofres de carga especiais, feitos nas dimensões exatas do compartimento inferior da aeronave foram criados, de modo que a bagagem possa ser carregada e descarregada com rapidez. Com efeito, um sistema motorizado para armazenar a bagagem foi construído bem na barriga do avião. De modo que se promete mais rápido cuidado da bagagem.

Nenhum comentário: