segunda-feira, 24 de maio de 2010

Segurança

“Será realmente seguro?” Bem, nenhuma aeronave construída e navegada pelos homens imperfeitos é 100 por cento segura. Não obstante, o 747 certamente deveria oferecer alto grau de segurança. Com efeito, deveria ser mais seguro do que os jatos atuais, por causa da tecnologia mais avançada. Disseram-me que quatro subsistemas hidráulicos independentes fornecem energia aos controles de vôo, de modo que, caso um sistema falhe, outro seja usado. O enorme avião se acha equipado com auto-pilotos duplos. E foram simplificados os instrumentos, e ampliados, tornando-se mais fáceis de ler. Na realidade, o 747 é considerado mais fácil de pilotar e de manejar do que o 707. Depois de seu primeiro vôo, lá em fevereiro de 1969, foi descrito pelo piloto de provas como “algo com que todo piloto sonha”.

Parece que um importante produto colateral do tamanho do 747 foi a estabilidade. Descreve-se o avião como sendo mais estável em ar turbulento e também na decolagem e aterrissagem.

O 747 é seguro em outros respeitos, também. O interior do 747 terá novo revestimento não-inflamável na cabina. E, em caso de emergência, o avião poderá ser evacuado em noventa segundos por meio de pranchas situadas em cada uma das dez portas amplas.

O viajante do 747 também obterá a satisfação de saber que o avião terá sido testado em vôo por mais de um ano antes de entrar em serviço. Será revisado vez após vez e, com toda a certeza, terá de obter o necessário certificado do governo dos Estados Unidos antes de entrar em serviço. Na fábrica Boeing, a inteira fuselagem de um 747 está sendo submetida em testes no solo a todos os tipos de cargas e pressões que são maiores do que se espera que um avião experimente em vôo Tais testes continuarão até que este avião eventualmente fique reduzido a uma pilha de destroços que valem muitos milhões de dólares. Mas, por volta desse tempo, a Boeing saberá quanto a aeronave poderá suportar e o que fará.

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