Um avião supersônico sobrepuja as moléculas de ar e comprime camadas de ar em seu vôo. Isto produz grandes forças de fricção, que provocam forte vibração e aquecimento na superfície externa da aeronave. Em resultado da tremenda resistência do ar, muitos certa vez imaginavam que houvesse uma chamada “barreira do som” que não podia ser rompida.
Sem embargo, o estilo aprimorado da aeronave reduziu a fricção, e, por fim, tornou possível ultrapassar a velocidade do som. Isto foi realizado primeiramente por um avião tripulado — um avião-foguete — em 14 de outubro de 1947. Mas, não foi senão em 1953 que o caça F-100 Super Sabre da “North American” tornou-se o primeiro jato a voar mais rápido do que o som, em vôo nivelado. Em fins de 1950, os aviões supersônicos militares eram de uso comum Em provas feitas no início dos anos 60, um DC-8 tornou-se o primeiro avião de passageiros a romper a “barreira” do som. Nessa época, os aviões supersônicos de passageiros já estavam nas pranchetas de desenho.
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