terça-feira, 15 de junho de 2010

Mais Rápido do que o Som

A vantagem óbvia é a velocidade, chegar mais depressa a outros lugares. Em geral, o vôo num jato subsônico de Paris a Washington, D. C., EUA, leva de sete a oito horas. No entanto, um passageiro do Concorde observa: “O Vôo 53 do Concorde da Air France partiu do Aeroporto Charles de Gaulle [Paris] às 20 horas, e aterrou no Aeroporto Internacional de Dulles [próximo de Washington, D. C.] às 17,55 horas. A viagem levou precisamente 3 horas e 55 minutos.”

É isso mesmo, os passageiros que viajam para o oeste no Concorde realmente chegam a seu destino numa hora anterior à de sua partida. Isto se dá porque o Concorde voa mais rápido do que o sol se move no céu. Assim, pode-se partir da Europa depois de se ver um pôr-do-sol e chegar aos Estados Unidos em plena luz do dia e ver o pôr-do-sol de novo, no mesmo dia! Ou pode-se partir de Paris bem cedo de manhã, digamos, em 22 de janeiro, e chegar a Nova Iorque na noite de 21 de janeiro.

O Concorde voa aproximadamente com a velocidade de uma bala de fuzil. Menos tempo de vôo reduz a fadiga da viagem, e isto é citado pelos passageiros como real vantagem. Sacrifica-se muito pouco o conforto dos passageiros; compara-se ao sentido pelos que viajam em outras linhas aéreas. Certo viajante declarou: “Uma vez se viaje de Concorde, jamais se quer viajar de outro modo.”

A preferência do público há muito se manifesta a favor duma aeronave com superior velocidade. Na década de 30, o DC3 tornou obsoleto o Boeing-247, reduzindo o tempo de vôo costa a costa dos Estados Unidos de 19 horas para 15. Depois da Segunda Guerra Mundial, os aviões de passageiros continuaram a tornar-se cada vez mais velozes. Daí, em 1958, quando os aviões de passageiros começaram a empregar a propulsão a jato, o tempo de vôo subitamente foi reduzido ainda mais, e os aviões a pistão tornaram-se obsoletos.

Os jatos de passageiros logo começaram a aproximar-se da velocidade do som. E, em vista dos aperfeiçoamentos militares dos aviões supersônicos, parecia apenas lógico que os civis, também, voassem mais rápido do que o som.

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