terça-feira, 29 de junho de 2010

O objetivo é a sua segurança

Projetos de melhora no sistema de controle de tráfego aéreo já estão em andamento. Os sistemas de navegação que ficam em terra geralmente exigem que a aeronave fique restrita a certas rotas e altitudes, resultando em rotas mais longas e desperdício de espaço aéreo. No futuro, os vôos vão contar cada vez mais com sistemas guiados por satélite, como o Sistema de Posicionamento Global (GPS), que darão muito mais flexibilidade a mudanças de rota dos aviões e facilitarão o controle dos vôos transoceânicos.
Como vimos nesta breve análise sobre o controle de tráfego aéreo, o piloto não é o único a saber a posição da aeronave em qualquer dado momento. De fato, várias pessoas em terra monitoram o seu vôo. O sistema foi projetado para reduzir os perigos e aumentar a segurança. Não é de admirar que os índices de acidente em vôos comerciais sejam tão baixos.
Se você viaja de avião, não há muito com que se preocupar. Na próxima vez que estiver num vôo de longa distância, lembre-se de que os olhos e os ouvidos dos controladores de tráfego aéreo estão atentos à sua segurança. Assim, recline a poltrona, relaxe e tenha uma boa viagem.

Nenhum comentário: