terça-feira, 29 de junho de 2010

Um sistema que torna seu vôo seguro

O piloto-comandante é o principal responsável pelo vôo seguro da aeronave. Mas há muitas ocasiões em que ele não consegue ver outros aviões voando ao seu redor, nem se dá conta da presença deles. Por esse motivo, a maioria dos países possui um sistema de controle de tráfego aéreo. Funcionários em terra monitoram cada fase dos vôos que operam sob as normas de vôo por instrumentos.
Samuel, que há 13 anos é controlador de tráfego aéreo na Califórnia, diz: “Especialistas em controle de tráfego aéreo têm uma função vital na segurança do tráfego aéreo. A maior prioridade é manter a distância entre as aeronaves.” Melba, supervisora de tráfego aéreo, vai mais além: “A segurança é o fator mais importante. Mas, além da segurança, nós também nos certificamos de que o fluxo de tráfego aéreo seja eficiente e organizado.” Assim, os controladores ajudam não só a evitar colisões, como também a evitar atrasos desnecessários.
Tudo isso significa que, enquanto o piloto cuida de suas funções na cabine de comando, muitos olhos e ouvidos em terra acompanham o vôo. O piloto sempre se comunica por rádio não só com os controladores do aeroporto de onde decolou e de onde vai pousar, mas também com os controladores que trabalham em vários pontos no trajeto.
Nessa era de aeronaves de alta velocidade, monitorar o que o piloto não pode ver é muito importante. Imagine dois jatos comerciais na mesma rota, um voando em direção ao outro. Quando os pilotos conseguem se avistar, eles talvez tenham apenas alguns segundos para evitar a colisão. É responsabilidade do controle de tráfego aéreo evitar essa situação. Bem antes de os pilotos se avistarem, eles já terão recebido instruções que os manterão a uma distância segura um do outro.

Nenhum comentário: