terça-feira, 29 de junho de 2010

A monitoração do seu vôo

Em solo, radiotransmissores com antenas direcionais emitem sinais que orientam as aeronaves. O piloto possui instrumentos que captam esses sinais e informam a localização exata do avião. Visto que os transmissores ficam em pontos específicos, os aviões voam de ponto em ponto até chegarem a seu destino. Na verdade, esses equipamentos de auxílio à navegação criaram aerovias específicas.
Os controladores de tráfego aéreo monitoram os aviões que estão nessas aerovias. Antes de decolar, os pilotos devem preencher um plano de vôo indicando a rota que pretendem seguir. O controlador fica com uma cópia da ficha de progressão de vôo. Salvador Rafael, chefe de controle de tráfego aéreo, explica como essa ficha é útil: “Há pontos em que as aerovias se cruzam. Ao passar por esses pontos, o piloto deve comunicar isso ao controlador, que por sua vez anota essa informação na ficha de progressão de vôo.” O controlador pode agora visualizar o trajeto da aeronave.
Para obter essas informações, o controlador usa outra ferramenta: o rádio. Ele sabe a posição do avião e dá ao piloto instruções que o ajudam a manter uma distância segura de outras aeronaves. Em geral, controladores e pilotos dispõem de vários rádios e freqüências. Se um falhar, outro pode ser usado.
Que dizer de vôos internacionais, em que é possível se deparar com vários idiomas? A fim de evitar perigos que poderiam resultar de falhas na comunicação, a Organização da Aviação Civil Internacional escolheu o inglês como o idioma oficial da aviação. Além disso, como certas palavras, letras e números soam de modo parecido quando falados pelo rádio, os controladores são instruídos a usar frases e pronúncias padronizadas ao orientar os pilotos. Para aumentar ainda mais a segurança, pede-se aos pilotos que repitam certas instruções dadas pelos controladores.
O radar é outra ferramenta usada pelos controladores. Ondas de rádio que refletem nos aviões são captadas pela antena do radar. Daí, os aviões aparecem na tela do radar do controlador como objetos, ou alvos. Muitas aeronaves são equipadas com um transponder, que retorna um sinal de identificação ao radar. Quando esse sinal é combinado às informações do computador, a aeronave aparece na tela do radar com os dados sobre o número do vôo, a velocidade, a altitude e o modelo do avião.
Caso o controlador veja a necessidade de o avião fazer uma manobra para evitar uma colisão, ele tem várias opções. Pode orientar o piloto a mudar o (1) rumo, ou direção. Ou talvez diga para o piloto alterar a (2) velocidade se, por exemplo, uma aeronave estiver ultrapassando outra. Uma forma comum de afastar uma aeronave de outra talvez seja dizer para o piloto mudar a (3) altitude.
Muitos sistemas de radar contam com um recurso adicional de segurança que avisa o controlador quando surgem situações de perigo. Por exemplo, se o sistema calcula que duas aeronaves vão se aproximar demais uma da outra, alarmes visuais e sonoros disparam. Outro alarme avisa caso um avião pareça estar chegando muito perto do solo.

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