sexta-feira, 4 de junho de 2010

Poluição Sonora

Qualquer pessoa que já passou algum tempo perto dum aeroporto moderno certamente pode mostrar simpatia para com as pessoas que vivem perto de um deles. Os assobios e ruídos dos jatos modernos podem ser ensurdecedores. E o Concorde goza da reputação de ser o mais ruidoso de todos, embora seu roido seja um tanto diferente.
“É um som mais baixo, mais profundo”, observa Dexter Davis, encarregado do Aeroporto Dulles, próximo de Washington, D. C., EUA. “Acho-o muito menos irritante do que um som gemebundo.” Um morador das proximidades do Aeroporto Heathrow, de Londres, afirma: “Sei quando se trata dum Concorde. O ruído é totalmente diferente. As janelas sacodem em nossa varanda, devido à vibração. E, quando estou na casa de meu amigo, em Hatton Cross, tenho de cobrir os ouvidos com as mãos.”
Há diferentes opiniões quanto a serem os supersônicos mais objetáveis que os outros jatos. Comentava, em editorial, The Wall Street Journal: “Os dentre nós que já ouviram o Concorde aterrissar e decolar podem notar muito pouca diferença entre seu ruído e o ruído dum 707.”
No entanto, o Concorde amiúde registra mais ruído do que outros jatos. Ainda assim, o Post de Nova Iorque, de 4 de novembro de 1977, veiculou: “A Administração Federal de Aviação declarou, ontem, que o nível médio de ruído em cada uma das sete localidades em que tomou medições, durante os vôos de prova [do Concorde], estava dentro dos limites aceitáveis.”
Certamente, porém, isto pouco consolo traz aos que moram perto dos aeroportos. Eles já sofrem com os ruídos que eles, e provavelmente qualquer outra pessoa que more onde eles moram, considerariam inaceitáveis. E, agora, as perspectivas de uma aeronave, ainda mais ruidosa, aterrissar e decolar ali, constituem, compreensivelmente, motivo para que desejem mudar-se.

Nenhum comentário: